quinta-feira, 3 de abril de 2008

Economia de Comunhão



Ontem assistindo o Jornal da Cultura, teve uma reportagem que me chamou atenção, falava sobre Economia de Comunhão , novidade pra mim.

Assisti a reportagem e achei excelente a iniciativa, uma maneira diferente de fazer economia, hoje fui pesquisar na net,encontrei várias coisas interessantes.

A Economia de Comunhão (EdC) surgiu durante II Guerra, na Itália, num movimento ligado a Igreja Católica chamado Focolares , onde é difundido a possibilidade de incluir valores como felicidade, realização, participação, confiança e desenvolvimento sustentável nas organizações.

No Brasil a EdC surgiu após a visita da fundadora dos Focolares em 1991, Chiara Lubich.

Na reportagem foi mostrado um pólo criado em Cotia – SP. O Pólo Empresarial Spartaco serve como exemplo para o mundo, complexo criado em 1994 em uma região com baixo índice de desenvolvimento humano e econômico.
Até hoje aderiram 735 empresas de diversos portes, sendo:- 241 nas Américas- 458 na Europa- 31 na Ásia- 01 na África- 02 na Austrália
Outra forma de sobreviver economicamente, a finalidade das empresas é o mesmo: lucro, palavra tão querida por todos, a diferença está como aplicá-lo.

Nenhum comentário: