quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Um sonho de liberdade


Sempre comento dos filmes que assisto por aqui, e fazia um tempo que não tinha assistido “o filme”, esse findi eu assisti , depois de muito assistir outras coisas.
Atrasada como sempre, porque o filme deve ter décadas, mas enfim o encontrei agora.
Uma história que coloca em xeque muita coisa.
Amor, ódio, sanidade, loucura.
Amizade.Certo.Errado.
A complexidade do homem está muito bem retratada, lembrei do “Crash”: as várias facetas da mesma pessoa, existe o bom e o mau dentro de cada um, dependendo da situação, a face aparece.
O cara não matou e estava preso, fora não era corrupto e precisou ser corrupto dentro do presídio.
O diretor vivia com a bíblia e os tratava como bichos.
No meio dos “errados”, existia amizade, cuidado, porque não, gente boa.
Uns querendo sair, e outros, sem vida fora dali.
Um sexagenário arrependido dia após dia, por um crime cometido há muito tempo, quando era jovem, colocando em questão o que é regeneração, já que aquele jovem não existe mais.
De forma errada, pois fugiu...ele se libertou, e do outro lado, o expectador se liberta junto, mesmo sendo errado, pois infringiu a lei...parecia mais que certo, depois de 20 anos, com tanta perseverança, cavando centímetro a centímetro, sozinho, solitário.
Passando por humilhações, provações...
E no final “todo errado socialmente, foras da lei geral”, o cara ficou rico, as custas da corrupção dentro da cadeia, foi viver no México e de quebra o outro saiu da condicional, fugiu também...para viverem o resto das suas vidas.

Uma amizade, verdadeira amizade, regada dentro de um lugar seco, preso, sem vida.
E apesar de parecer tudo errado, achei o final massa, parecia que os meios justificaram aquele fim.

E vem o velho clichê na minha cabeça, ninguém é imune a nada nessa vida.
O quanto há de certo, o quanto há de errado em cada um??
Existe certo ou errado??? Ou isso é uma questão pessoal??

2 comentários:

k. disse...

esse negócio de certo ou errado, cai como uma luva pra mim...rsrsrsrsr...
eu adorei esse filme, é bão mesmo, gosto de filme que faz a gente pensar um pouco sobre as coisas...é bom...
que bom que tu ta aqui né...
bom msm!!
amo!

Lya disse...

Certo e errado cai pra todo mundo K....todo mundo de verdade...
Eu adoro filmes q me fazem pensar, pra mim são os melhores...sempre...
Q bom, q ta sendo bom eu aqui, né???rsrsrs..
Ainda escutando Fields of Gold..rsrs..
Love!